É difícil de imaginar? Então leia esse texto até o final. Se você está com a imagem do clássico scarpin preto com vestido social, dê só uma olhada nos catálogos de moda feminina como a Shafa e vai se surpreender com a variedade de scarpins existentes.

Afinal, o que é um scarpin e por que ele é assim tão especial e diferente dos outros? O scarpin se diferencia de outros calçados tradicionais por ser todo fechado e por deixar o peito do pé à mostra. Esse é o detalhe que faz toda a diferença e transmite toda a sensualidade ao visual.

Quando e quem pode usar scarpin?

Antes de tudo, vale à pena entender a origem do Scarpin feminino! Só o nome deste calçado já ressoa no ouvido com todo o charme e sensualidade. O significado é mais simples do que se imagina. De origem italiana, scarpin vem de scarpino, que em português significa sapato. Esse modelo de sapato surgiu para revolucionar uma geração. Ele foi apresentado pelo estilista francês Christian Dior, em 1947, que celebrava uma nova fase da moda pós-guerra.

Apesar do nome robusto e sofisticado, todas as mulheres podem se beneficiar deste poderoso calçado. Quem usa uma vez possivelmente nunca mais abre mão de um par em sua coleção. Quando surgiu, o scarpin era usado para visuais mais clássicos e formais, mas como tudo na moda se transforma e se mistura, esse calçado passou a ser usado para looks casuais e mais despojados, como jeans, shorts e peças rasgadas e descoladas. Por isso, além de ser democrático é versátil. Fica lindo em todos os pés femininos e com diferentes tipos de peças e pode ser usado nas mais diferentes ocasiões.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Ama usar tênis? Veja como transformar o calçado em protagonista total do look

Dicas para se iniciar no universo do scarpin

Praticamente todas as mulheres têm pelo menos um par de scarpin em seu guarda-roupa, mas nem todas aproveitam todas as possibilidades desse calçado. Outras mulheres simplesmente não compram porque não sabem muito bem como combinar. Essas dicas são para quem quer usar e abusar desse calçado tão feminino.

Para começar, nada como um scarpin preto clássico. Ele é um curinga de qualquer código de vestimenta e cai bem com tudo, desde um vestido até uma calça ou shorts jeans. Escolha um scarpin bico fino com um salto que você se sinta confortável. Nesta altura, você já terá percebido o quanto um scarpin pode ser indispensável e provavelmente vai querer comprar outros.

A segunda escolha inteligente é um scarpin em verniz que alonga o corpo e dá a impressão deda mulher ser mais alta. Depois é só escolher as variedades que mais te atraem. Eu amei o modelo de scarpin animal print da Beira Rio e o scarpin princess fun store meia pata vermelho com tiras. E você?

Como usar scarpin?

A versatilidade de um scarpin faz com que ele seja um calçado amado por todas e bem recebido em todos os ambientes. Se antes ele era um sapato usado para looks formais e clássicos, hoje em dia ele vem sendo muito usado com calça jeans, pantacourt, jardineira, shorts e vestidos diversos.

Ter um escarpin é praticamente uma necessidade de mulheres que gostam de montar looks diferentes e originais. Para aquelas situações em que você não quer ficar pensando muito em um visual, ele é perfeito para montar um “ponto de luz”, que é quando a mulher coloca uma roupa bem neutra e básica e investe em um scarpin bem estiloso. Entre os modelos que estão se repaginando estão os vermelhos, os de tiras, os de transparência, de salto grosso e os que são abertos atrás. O importante é usar a sua inspiração e fazer combinações que você se sinta bem.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Como comprar vestido de festa

Vestidos com scarpin

Mesmo um sapato com o scarpin pode oferecer armadilhas em visuais que podemos considerar como óbvios ou fáceis de serem combinados. É o caso dos vestidos com scarpin, que em um primeiro momento nos dá uma impressão de não ter mistério. Para não errar, algumas dicas podem ajudar.

Começar sempre com cores neutras de scarpin, como preto ou nude pode ser mais garantido e combinar com todos os tipos de vestidos e estampas. Se o vestido for bem clássico, dá para apostar em um scarpin com detalhes mais trabalhados ou versões com estampas ou verniz. No geral, um scarpin combina com praticamente todos os tipos de vestidos, longos, curtos, midi, rodados ou justos. Para tirar a dúvida, nunca deixe de fazer o teste do espelho.

Depois de todas essas dicas, fica difícil resistir em não apostar em um scarpin. Inspire-se e monte os looks de sua imaginação.