Separe o glitter, o paetê, a purpurina e os acessórios. A festa mais colorida e alegre do ano já entrou em contagem regressiva. Enquanto todos vão aquecendo os tamborins, a mulherada procura os “modelitos” para montar seus looks. Na plataforma Shafa, você encontra mais de 55 mil peças entre roupas, calçados e acessórios para arrasar da cabeça aos pés.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Blocos de Rua – Carnaval SP (@blocosderuasp) em

O espírito do carnaval existe o ano todo dentro de cada um, mas é nessa época que ele aflora e se expressa com força total em cada sorriso solto na avenida, nos bloquinhos ou nos bailes pelo Brasil afora. Quem carrega na alma o ritmo do samba-enredo e das marchinhas, mal pode esperar para a grande festa começar.

Mas afinal, o que é o carnaval?

O ano mal começou e lá vem um feriadão pela frente. É hora de mostrar todo o samba no pé, vestir a fantasia ou o look mais criativo, usar e abusar dos acessórios e sair pela rua para pular e curtir como se não houvesse o dia de amanhã. Muita gente espera para esse momento o ano inteiro, mas afinal, o que essa festa significa?

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Blocos de Rua – Carnaval SP (@blocosderuasp) em

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Acessórios da novela: tudo que você precisa saber para ficar igual a uma estrela global

Para quem ainda não sabe, o carnaval é a festa mais antiga rotulada como pagã ou profana, por não seguir as regras e preceitos religiosos. O Brasil é famoso por conta do samba e pelos inesquecíveis desfiles de escolas na avenida. Em outros países, a festa também é comemorada, mas de forma diferente. Na Itália, por exemplo, Veneza se contagia pelo romantismo e as pessoas se vestem com roupas de época e cobrem o rosto com máscaras.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Florence Aseult-Undomiel (@aseult) em

Na Colômbia, o clima carnavalesco se parece muito com o do Brasil, tanto nas roupas quanto no estilo das músicas. Ainda na América do Sul, na Bolívia, acontece o “carnaval de Oruro”, que conta com rituais religiosos realizados por índios, que dançam invocando o espírito da mãe natureza.

Já o carnaval americano acontece principalmente em Nova Orleans, no período do inverno. A animação fica por conta dos carros alegóricos e as roupas e fantasias são incrementadas principalmente com colares coloridos e máscaras de gesso.

Como surgiu o carnaval?

Até onde se sabe, o carnaval é a festa popular mais antiga que se tem registro, com mais de 3 mil anos de existência e começou na Grécia Antiga e depois em Roma, como culto aos deuses.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Kiiro Sushi & Bistrô (@kiiro.sushibistro) em

Reza a lenda que as primeiras “foliões” eram mulheres, seguidoras do deus Baco, que tinham alguns dias “livres” para escapar da vigilância dos maridos e caírem da “farra”, com os rostos pintados de pó e as roupas cortadas e rasgadas.

Outros historiadores contam que as festas que originaram o que hoje chamamos de carnaval aconteciam na Grécia e no Egito para comemorar o fim do inverno e o início da lavoura. Neste período, já existiam as máscaras e algumas brincadeiras.

Tendências de carnaval 2019

E então, mulherada, quem aqui já está quebrando a cabeça para montar os figurinos para passar o carnaval “arrasani”?

Vocês já pararam para pensar que a escolha da roupa já significa o início de toda a diversão? Para começar, vale listar o que não pode faltar no seu look, como cores, brilhos, sensualidade ou até mesmo o conforto.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Tadeu Rossi Makeup (@tadeurossi_makeup) em

Alguns apetrechos e acessórios nunca saem de moda, entre eles estão os arranjos de cabelo, os lenços e as bijuox. As peças de roupas têm papel estratégico para quem não quer vestir uma fantasia da cabeça aos pés.

A tendência para os looks carnavalescos esse ano inclui camisetas, shorts de tecido e bermudas combinados com croppets, pochetes, além dos macacões e outras peças com cores fortes, metálicas e brilhantes, com tecidos em neon, paetês e estampas floridas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Vestido curto: a peça mais fresca do closet ganha as ruas

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Alicíta Store 👗❤ MULTIMARCAS (@alicitastore) em

Body para carnaval

O body é considerado uma peça curinga do guarda-roupa feminino para montar um look arrasador para o carnaval. Ele é versátil e combina com praticamente tudo, além de aceitar acessórios como lenços, tules, brincos e colares.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Blocos de Rua – Carnaval SP (@blocosderuasp) em

Neste carnaval, a aposta das mulheres vai além dos bodies lisos e com cores neutras. A variedade de modelos é de empolgar qualquer mera mortal. Eu adorei esse aqui.

Alguns ganham estampas “modernosas” no estilo sereia, com estampas do mar, conchas e flores. Na modelagem, tem body com decote reto, que valoriza ainda mais o busto. Se a ideia é surpreender e dar um show de elegância, ainda dá para investir em um body transparente de tule e com pedrarias.

Então, para quem gosta de uma pitada de exagero, a hora é agora. Não tem época melhor do que o carnaval para brilhar sem medo.

Com o look pronto, é só correr para o abraço e rodopiar neste carnaval.