A saia longa faz parte da moda mais antiga da história da humanidade. Longe de ser ultrapassada, seu reinado parece que não vai terminar tão cedo. Sabemos que é uma peça feminina, que transmite leveza e sensualidade. Mas o que de fato gera essa verdadeira fascinação? É um mistério né, meninas? O que se sabe é que a saia longa desperta sensações inconscientes de bem-estar às mulheres que a utilizam. Não é à toa que as vitrines virtuais de moda feminina, como por exemplo, a Shafa, estão sempre repletas de novidades fascinantes.

Ao mesmo tempo em que a saia longa gera um constante desejo de compra, também levanta enormes dúvidas.

Tem gente que pensa que usar uma saia longa é privilégio de poucas mulheres, com alguns tipos de corpos ou alturas específicas. Isso não é verdade.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Como usar pantacourt?

Mulheres, não vamos cometer essa injustiça com uma peça tão democrática como a saia longa. Ela pode sim ser usada por todos os tipos de mulheres, basta saber jogar. Veja por exemplo esse modelo plissado.

Vamos falar os diferentes looks que comprovarão que a saia longa nasceu para todas. A dica geral é experimentar os looks que se ajustem às características do seu corpo. As mulheres mais baixas podem apostar em saias com comprimento até no máximo o peito do pé e as mulheres com quadril mais marcado podem apostar em saias longas com cortes mais retos.

Qual sapato usar com saia longa?

Quem está acostumado ao tradicional modelo de saia com scarpin ou outros sapatos de salto, pode se surpreender com as novas ideias de combinações:

  • Casual: a saia longa para um compromisso mais despreocupado cai muito bem com sapatilha ou anabela. Os modelos em malha, tecidos mais leves, estampados, algodão e jeans são perfeitos.
  • Praia e calor: para os dias quentes, uma saia longa fica linda com uma rasteirinha ou um mule. Os modelos de tecidos mais leves são os preferidos. Eu me apaixonei por esse modelo em malha.
  • Social: para eventos mais sociais e compromissos profissionais, a saia longa pede um scarpin, uma sandália de salto, meia pata ou salto fino. Para combinar com esses tipos de calçados, as saias longas de tecidos mais estruturados, como seda ou viscose.
  • Balada: para arrasar na balada, as saias longas ficam lindas com botas, com sandálias plataformas ou sapato de salto ou scarpin. Os modelos justos, com fenda e plissada.

Saia longa combina com qual tipo de blusa?

Bom, agora que os sapatos já são assuntos mais fáceis, faltou definir o que usar na parte de cima. Essa tarefa parece não ter muito segredo, afinal, uma saia longa combina com quase tudo.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Calça envelope: como usar essa peça confortável

  • Estilo clássico: quem está começando a usar saia longa agora, a dica é preferir usar blusas e camisas por baixo da saia com um cinto ou um cós que deixe a cintura bem marcada.
  • Estilo verão: as regatas, cropped e top com colete caem super bem com saia longa estampada em temas florais e animal print. Estas partes de cima ficam lindas com saia longa cintura alta, porque alonga a silhueta.
  • Estilo inverno: quem disse que saia longa não é para ser usada também nos dias frios? Com uma bota, uma blusa e uma jaqueta de couro, a mulher está pronta para arrasar.

O segredo é sempre intercalar peças mais largas com outras mais retas ou justas. Por exemplo, se a saia é mais larga e rodada, invista em uma blusa mais justa. O mesmo se aplica às cores e estampas. Se a saia é mais colorida e estampada, aposte na parte de cima com cores mais neutras.

Gostou das dicas? Então corre na Shafa e escolha sua saia longa para usar e abusar.