O coturno feminino atravessou séculos e tem muita história para contar. Este estilo de bota surgiu na Idade Média e já foi calçado de reis e nobres até ser adotado oficialmente no século 17 pelo exército inglês. Depois disso, ele passou a ser usado por profissionais que precisavam de sapatos resistentes e duráveis, como militares e seguranças.

Quem poderia imaginar que um sapato tão antigo estaria em todas vitrines online, como hoje está na Shafa e em guarda-roupas femininos em pleno século 21? E foi isso que aconteceu: a moda adotou o coturno e as mulheres nunca mais o tiraram do pé.

Quem pensa que o coturno é um calçado típico para o estilo rock n’ roll ou que é uma peça exclusiva para o inverno pode se surpreender em dose dupla. O calçado robusto é mais eclético do que se imagina e passeia por todos os figurinos, estilos e estações do ano.

Ele é perfeito tanto para incrementar alguns looks básicos como a clássica calça e t-shirt e blusinha como para deixar algum visual mais despojado como vestidos, shorts, saias e o calçado ainda estimula a usar e abusar de acessórios como meias, boinas, cintos e muitos outros.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Calça envelope: como usar essa peça confortável e cheia de estilo?

Coturno é o sapato hit nos looks femininos e nas vitrines virtuais

As mulheres são rainhas da criatividade na hora de criar uma produção original e sofisticada. A moda sai na frente ou muitas vezes simplesmente reflete a genialidade feminina ao criar tendências ou repaginar peças do passado.

Este é o caso do coturno, que nasceu para ser um calçado masculino e para exercer uma função de ser resistente e seguro, mas foi se transformando e hoje é um dos sapatos mais femininos e amados por fashionistas e mulheres modernas que adoram uma tendência.

Ele é robusto, transmite personalidade e ao mesmo tempo sofisticação. Por isso está sempre presente nos mais diferentes estilos e tendências, tanto nas passarelas quanto nas plataformas virtuais, como a Shafa. A peça é atemporal porque cai bem tanto em looks de inverno, combinando com muitos acessórios, tecidos mais pesados e peças mais quentes como casacos, cachecóis e blusas quanto com peças de verão, como vestidos, saias, shorts e macacões.

Como usar coturno – o modelo ideal para mulheres com personalidade

Toda mulher é apaixonada por botas, mas tem um modelo especial que algumas mulheres não abrem mão: é a bota coturno. Ela virou uma das peças obrigatória para quem adora um visual arrojado, incrementado e que exala autoconfiança.

Apesar de pertencer à família das botas, o coturno tem algumas particularidades que talvez expliquem essa paixão irracional de algumas mulheres. Ele geralmente tem um cano mais alto e é bem amarrado por cadarços de cima a abaixo e apresenta um material mais firme, resistente, geralmente com bico levemente levantado para cima e reforçado internamente por metal ou outro material resistente a impactos. Muitos modelos são impermeáveis e resistem às adversidades do clima.

Isso explica porque esse calçado foi adotado por mulheres que adoram pisar firme, sem se preocuparem com a opinião dos outros.

O coturno por si só já transmite toda a personalidade e de tempos em tempos novas versões de coturno surgem para deixar a mulher ainda mais inspirada. É o caso dos coturnos de salto, que chegaram como uma variedade do tratorado e virou uma febre.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Ama usar tênis? Veja como transformar o calçado em protagonista total do look

Look com coturno: inspire-se com combinações versáteis

Com criatividade, o coturno pode salvar a produção de qualquer mulher. Muitas pessoas amam ver um coturno nos pés, mas nem todo mundo se sente seguro ou nem sabe direito como usar. Essa não deve ser uma preocupação, porque o coturno é uma das peças mais democráticas da moda feminina. Existem uma infinidade de combinações que você pode criar com o coturno.

  • · Básico: quem adora um visual mais clean, mas quer destacar o coturno, pode investir na calça jeans ou alfaiataria e uma blusinha, body, t-shirt e diferentes tipos de casacos sobrepostos.
  • · Rocker: esse clássico é o queridinho das mulheres e a partir de uma referência, muitos outros looks podem ser criados. É o caso do coturno com calça de couro preta, camiseta ou camisa xadrez, jaqueta de couro ou jeans. A calça pode facilmente ser substituída por uma saia e uma meia.
  • · Romântico: nem todo mundo quer arriscar, mas vale à pena experimentar o coturno com vestidos soltinhos. Esse visual dá um ar romântico e ao mesmo tempo estiloso.
  • · Casual: o coturno fica lindo com legging ou outras calças justas e um jaquetão por cima.
  • · Balada: um conjunto de saia e blusa ou body e até mesmo um vestido preto e o coturno deixa o visual matador.

Com essas inspirações, já deu para perceber que não tem muito mistério para investir em um look poderoso com coturno. Além de gostoso e de levantar a autoestima, dá para se divertir resgatando aquelas peças esquecidas no guarda-roupa e fazer milhares de combinações. Quer mais inspiração? Visite a plataforma de moda feminina Shafa.