Quem nunca teve uma roupa que só falta falar de tanta história? Esse é o caso do casaco de couro. Ele é um item da moda que atravessou as gerações, marcou a vida de muita gente e continua no topo do sucesso entre mulheres de todos os estilos e gostos. Mesmo sendo uma peça que promete durar muito, as vitrines online de moda feminina, como a Shafa, sempre estão repletas de novos modelos e estilos. Isso não acontece por acaso. Existe uma procura imensa por casaco de couro.

Por ser uma peça que nunca deixa de ser tendência e sempre está em alta, é muito fácil encontrar uma infinidade de opções de modelos, cores, estilos e preços também. E cá entre nós, né meninas, esse excesso de opções pode deixar a gente meio confusa na hora de escolher o casaco ideal. Principalmente com relação ao couro: é legítimo ou fake? Algumas dicas podem fazer toda a diferença na hora de comprar.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Roupas de inverno: como incrementar o guarda-roupa na estação mais sofisticada do ano

Afinal, quais os tipos de casacos de couro que existem?

Meninas, eu não sei vocês, mas o que mais me fascina na moda é a capacidade de diversificação. É incrível ver como as peças podem se repaginar a cada dia. Isso aconteceu também com o casaco de couro. Olhem para esta peça por exemplo: clique aqui. Vocês acham que o casaco de couro que se tornou popular na década de 50 e 60 tinha essa aparência?

Provavelmente era bem diferente, mas até hoje é uma peça-chave no mundo fashion. Acontece que com o passar do tempo, este item tão amado foi ganhando versões que não eram de origem animal.

Hoje em dia, existem três tipos de couros: o sintético, o ecológico e o legítimo. O couro sintético tem como base o poliuretano. O ecológico geralmente é feito a partir da seringueira. Já o couro legítimo é feito com pele animal.

Vamos adiantar alguns segredinhos: no geral, eles possuem texturas e espessuras diferentes, mas vamos explicar detalhadamente mais para frente.

Não compre “gato por lebre”! Aprenda a identificar se o casaco é couro legítimo

Convenhamos que, se existem diferentes tipos de casacos de couro, é porque tem gosto para todos os modelos. O mais importante é sempre sabermos o que estamos comprando. Vamos ficar de olho, meninas?

Descrição do produto: hoje em dia, como a maioria das compras é realizada por meio de catálogos online, é essencial verificarmos a informação da descrição da peça. Essa é a principal dica e muitas vezes também a informação aparece na etiqueta. Veja este item, por exemplo, que é lindo de morrer e se prestarmos atenção, a informação “eco” está em destaque, indicando que é um couro ecológico: clique aqui.

Preço: só pela diferença de valor, já é possível desconfiar se o casaco de couro é legítimo ou não.

Flexibilidade, resistência e o cheiro: o couro de origem animal apresenta mais flexibilidade e resistência e sem contar que o cheiro de um couro legítimo acompanha a peça por muitos anos. A durabilidade também é outra vantagem. Um casaco de couro legítimo pode durar uns 100 anos.

Imperfeições: a superfície do casaco de couro legítimo geralmente apresenta “poros”, caroços, marcas e imperfeições, o que também oferece maior proteção térmica e ventilação também.

Seja legítimo, sintético ou ecológico, meninas, eu vou ter que confessar que acho todos os modelos lindos. Olhem esse casaco, por exemplo: clique aqui.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Réplica ou original? Saiba como identificar na hora de comprar o sonhado par de tênis

Cuide bem de seu casaco de couro! Confira dicas imperdíveis

Mulheres que amam um casaco de couro como eu, com certeza querem que ele dure a vida inteira, certo? Para isso, vamos a alguns segredinhos de cuidados que podem fazer toda a diferença.

  • Fuja do sol e do calor: o couro pode ressecar e até deformar o seu casaco. Por isso, evite deixá-lo exposto ao sol e bem longe do ferro de passar, combinado?
  • Longe de fungos e umidade: pendurar o casaco de couro com outros casacos e jaquetas pode fazer com que ela absorva a umidade e os fungos. Por isso, o ideal é manter seu casaco em local arejado. Se estiver úmido, seque com um tecido macio antes de guardar e jamais o guarde envolvido em sacos plásticos.
  • Hidratação: por incrível que pareça o casaco e qualquer outra peça de couro precisa ser hidratado. Para isso, você pode usar um creme hidratante comum para pele, sem cheiro, com um pano macio. Depois deixe secar naturalmente antes de guardar.

Com essas dicas, ficou fácil entender como cuidar desse look tão amado! Já está pronta para escolher um novo modelo? Corre lá na Shafa.