Toda mulher sonha com a maquiagem perfeita. O que muitas vezes a gente não imagina é que ter um kit de maquiagem completo nem sempre é suficiente. Se pensarmos que a maquiagem é como uma arte, é preciso ter as melhores ferramentas para isso. Estamos falando do pincel de maquiagem, que vem cada vez mais ganhando atenção de todas as mulheres e que precisa de cuidados de limpeza essenciais. Sabendo disso, as plataformas de moda feminina como a Shafa estão reservando catálogos cada vez maiores de pincéis.

Ele pode até parecer um coadjuvante, mas quando algo não sai tão bem quanto o previsto que percebemos que ele é protagonista de um resultado final da make. Existe um pincel para cada tipo de maquiagem, mas quem está começando, super indico estes modelos. Os pincéis precisam ser limpos de forma adequada e com certa frequência. É nesta altura que começam a “pipocar” dúvidas na cabeça. Como limpar? Qual a frequência? Calma aí, que separamos algumas dicas mais do que úteis.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Como limpar bijuteria?

Pincel para base: descubra qual formato é indicado

Quando a gente vê os maquiadores com aqueles estojos gigantes de maquiagem é difícil não ficar de boca aberta.

O que pode até dar a impressão de ostentação na verdade é uma necessidade, não somente de ter cores e tonalidades diferentes para cada ocasião e estilo de pele, mas os pincéis têm modelos diferentes para cada tipo de aplicação.

Só para a base existem diferentes formatos de pincéis. Na melhor das hipóteses, vale investir em um kit de pincéis com diferentes formatos, como este que eu amei.

Vamos conhecer os principais modelos?

  • Base líquida: para este tipo de produto, recomenda-se o “língua de gato”, tanto o modelo reto quanto com a ponta arredondada. porque é perfeito para espalhar de forma uniforme sem grandes esforços.
  • Base em pó: um dos pincéis que vem ganhando a preferência das mulheres é o Kabuki, que tem muitas cerdas e oferece uma cobertura incrível, mas requer um certo cuidado para não exagerar na quantidade de produto e deixar a make com aparência pesada.

Todos os tipos de base: o modelo duo fiber é um dos preferidos das mulheres porque mistura cerdas sintéticas e naturais e oferecem um efeito bem natural à pele, sem necessidade de muitas técnicas ou grandes acabamentos. Esse modelo também pode ser aproveitado para outros tipos de bases.

Além destas dicas “técnicas”, há quem não consegue desperdiçar um belo kit de pincéis bem estilosos. Esse é o meu caso que não resistir a esse conjunto.

Dicas sobre como cuidar de seus pincéis

Uma vez que se descobre a importância de cada um de seus pincéis de maquiagem, é preciso cuidar deles como se fossem seus melhores amigos. Muitas vezes não falta vontade, mas meninas, vamos confessar que depois de investir em pincéis tão profissionais quem não tem um “medinho” de estragar?

Algumas técnicas são infalíveis e o ideal é lavar os pincéis em no máximo a cada 20 dias. Há quem defenda que eles precisem ser limpos toda semana para quem usa todo dia. Já quem não tem uma grande variedade para intercalar as sombras por exemplo, vai precisar de produtos específicos e eficazes para limpar rapidamente. Vamos às dicas:

  • Lavagem de molho: coloque água morna e shampoo em um recipiente e molhe cada pincel, fazendo movimento circulares na mão e enquanto isso os outros podem ficar de molho, tomando cuidado sempre para evitar molhar a parte de madeira ou amolecer a cola que mantém as cerdas fixas.
  • Lavagem a seco: molhe as fibras, coloque um pouco de shampoo ou sabonete neutro e faça movimentos circulares nas mãos sem apertar. Depois enxágue até tirar toda a espuma e resíduo.
  • Limpeza a seco: alguns produtos limpam instantaneamente. Basta espirrar o líquido no pincel e secar em papel toalha, mas isso não significa que ele não deva ser limpo melhor depois com shampoo. Para quem não tem a solução específica para isso, um óleo bifásico pode resolver o problema.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ O que fazer se a sua calça jeans rasgou?

Erros mais comuns que devem ser evitados:

A limpeza dos pincéis não é simplesmente por uma questão de estética e sim de saúde também. Quando ficam muito tempo com resíduos, esses instrumentos de maquiagem podem acumular fungos e bactérias e podendo gerar problemas de pele. Por isso, é importante cuidar de seus pincéis até para que eles durem mais.

Outros cuidados para que seus pincéis durem mais são: evitar secar com secador ou no sol, para que as cerdas não fiquem duras ou ressecadas, guardar em local longe de umidade (principalmente no banheiro) e guardá-los sempre na horizontal para evitar que eles fiquem deformados.

Com estas dicas poderosas ficou fácil cuidar bem de seus pincéis. Mas se estiver com falta de algum destes itens, na plataforma da Shafa você encontra tudo o que precisa.