A calça jeans feminina é uma peça universal. Escura, clara, justa, larga ou comprida, ela é uma das principais escolhas do look da mulher. Cai bem em combinações casuais, despojadas e até mais comportadas. Além de ser confortável, é uma roupa que dura muitos anos e combina com absolutamente tudo. A calça jeans surgiu em 1792 como uniforme resistente de trabalho para marinheiros. Com o passar do tempo, a moda foi incorporando essa peça com a mistura de denin e outros tecidos, além de cortes e modelagens inovadoras para se tornar uma paixão mundial.

Este tipo de peça aparece em tantas variações de tecidos, tons
Calça jeans feminina: entenda os diferentes tipos de tecidos e lavagens

Quem ainda acha que calça jeans feminina é tudo igual, pode começar a mudar de ideia. Este tipo de peça aparece em tantas variações de tecidos, tons, lavagens e comprimentos a perder de vista.
Tecidos: existe a diferença entre denin e jeans. O jeans vem do denin, a primeira etapa do tecido feito de algodão. Algumas calças jeans femininas clássicas contam apenas com o tecido denin e ficam com caimento mais estruturado e encorpado. As variações de calça jeans acontecem quando o denin recebe a mistura de lycra, nylon, poliéster, entre outros. Essa transformação oferece maior maciez e leveza, o que interfere no caimento.

Lavagens: existem pelo menos nove variações que mudam o tom e o visual da peça. O clássico é aquele azul mais escuro. Quem gosta de jeans clarinho pode optar pelo chamado Delavé. Ele confere leveza, sendo perfeito para looks casuais.
Técnicas: Quem adora um estilo rústico pode optar pelo vintage com pigmentação nas fibras que confere um tom desbotado. Também existe o jeans com a técnica de estonagem, efeito desgastado das fibras. Uma das preferências nacionais é a calça jeans feminina destroyed, famosa pelos pequenos desfiados e rasgados que mostram parte da pele das pernas.

Como escolher o modelo ideal de calça jeans feminina para o seu corpo

A calça jeans feminina é perfeita para todos os tipos de corpo. Além de modelar e valorizar as curvas, se bem escolhida ela pode ressaltar os pontos fortes de cada um. Confira os principais modelos e quais partes do corpo se destacam.

Calça jeans skinny

  • Skinny: coladinha ao corpo, essa calça jeans feminina modela e ressalta os quadris e exprime feminilidade. As versões em cintura alta favorecem as mais baixinhas além de dar um efeito de cintura mais fina e caem muito bem com salto e com blusa cropped.
  • Reta: como o nome diz, o corte mais reto é um dos modelos mais democráticos e versáteis, porque não marca tanto as curvas. Combina com qualquer tipo de corpo, mas também favorece quem quer disfarçar o quadril mais largo e a panturrilha mais grossa.
  • Flare: conhecida pela barra da calça larga, o estilo herdado dos anos 60 voltou para ficar. Ele alonga a silhueta e transmite um visual mais alto, principalmente quando usado com plataforma, Anabela ou salto alto. A variação boot cut segue o estilo da calça flare, mas com uma abertura mais discreta na barra.

Flare jeans

Dicas essenciais para sua calça jeans feminina durar muito

Assim como qualquer peça do vestuário feminino, a calça jeans feminina pode durar muito se você seguir as instruções de lavagem e cuidados apresentados na etiqueta.

Esta peça não precisa ser lavada com tanta frequência quanto às outras, pelo seu tecido resistente e não absorver tanta sujeira e poeira. Na hora da lavagem, evite usar esponjas para tirar as manchas porque isso pode desbotar a região do atrito.

 instruções de lavagem

Experimente lavar a peça com o tecido do avesso para evitar que a tintura desbote rapidamente. Para conservar a cor, também é possível deixar a peça mergulhada em uma mistura de água e vinagre algumas horas antes da lavagem.

Evite sempre usar secadora e altas temperaturas, como sol muito forte, para preservar as características das fibras.